Menu

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sony apresenta nova versão do portátil Vaio P
È de Graça Uai !

Sony apresenta nova versão do portátil Vaio P


Botões ao lado da tela facilitam o uso em pé ou mesmo andando.
Aparelho será vendido em cores vibrantes como laranja e verde.


Portátil da Sony tem versão em cores vibrantes.Portátil da Sony tem versão em cores vibrantes
. (Foto: Divulgação)
A Sony apresentou nesta segunda-feira (10) a nova versão do portátil Vaio P. Mantendo o design longo e fino das versões anteriores, o modelo traz melhorias para aprimorar a portabilidade e agilidade.
Com tela de 8 polegadas e 1600x768 pixels, o aparelho tem um sensor de movimento, que gira a imagem no sentido que o usuário estiver olhando. De acordo com a fabricante, o modelo é o primeiro da família Vaio desenhado para ser usado também enquanto se está em pé ou mesmo caminhando. Botões adicionais nas extremidades da tela permitem o controle do mouse com os dedos polegares.
O aparelho é equipado com processador Intel Atom Z540, Windows 7 Home Premium, 2GB de memória, SSD de 64GB, Wi-Fi, WiMax, Bluetooh, 3G e bateria com mais de cinco horas de duração. O VAIO P11S1E tem 632 gramas e será vendido nas cores laranja, verde, rosa, preto e branco.
Botões ao lado da tela facilitam a navegação para quem está em pé ou mesmo caminhando.Botões ao lado da tela facilitam a navegação para quem está em pé ou mesmo caminhando. (Foto: Divulgação)
Continue reading →
O que os computadores farão em 2020?
È de Graça Uai !

O que os computadores farão em 2020?

No início de cada ano, especialistas, entusiastas ou mesmo apenas curiosos criam listas enormes de tudo o que será lançado antes do próximo Réveillon. Mas geralmente essas listas não agregam apenas as tecnologias que realmente serão anunciadas, incluem também algumas previsões que nem sempre são adequadas à realidade.
É verdade que o começo do ano já passou, mas o que será colocado neste artigo não são as tecnologias que podem ser lançadas ou que serão lançadas ao público em 2010.
O tempo passa voando
Nunca mais num só lugar
Computação nas nuvens
O que hoje é conhecido por computação pode ser completamente esquecido nos próximos anos, pois a computação nas nuvens ganhará cada vez mais espaço. Esse processo já começa a ser percebido quando são analisados os diversos programas online que, por exemplo, a Google disponibiliza, como Docs (que permite a edição e criação de arquivos), Agenda (uma agenda online), além dos diversos modos de sincronização disponíveis.
A sincronização dos softwares não é nada mais do que a colocação das informações pessoais em nuvens para que possam ser recuperadas a qualquer momento. Estima-se que, até 2020, todos os usuários utilizarão a computação nas nuvens para acessar seus softwares e informações em qualquer computador, sem precisar instalar softwares adicionais.
A famosa computação  nas nuvens
Por exemplo, quem possuir documentos sincronizados entre vários computadores poderá utilizar os mesmos softwares e arquivos em casa, no trabalho ou na escola. Sempre que o arquivo for atualizado em uma estação, automaticamente o mesmo acontece nas outras em que ele também esteja. É bem possível que até lá, até mesmo os sistemas operacionais, como o Windows, já estarão sendo disponibilizados em nuvens.
Isso representa o fim da necessidade de carregar um arquivo em pendrives ou emails, bastará possui-lo sincronizado e ele poderá ser editado por qualquer usuário autorizado para tal.
Docking stations
Outra prova de que os computadores estarão cada vez menos fixos é o avanço das docking stations, que já devem ganhar ainda mais parcelas do mercado e consolidarem um segmento bem estruturado nesta década.
Os dispositivos podem ser conectados a notebooks ou desktops e ampliam a capacidade gráfica, aumentam o número de portas USB, o número de saídas de vídeo e muitas outras vantagens que não seriam possíveis sem a utilização desse tipo de tecnologia.
Docking Stations
Fonte da imagem: Toshiba
Computadores cada vez mais portáteis são excelentes para a utilização em ambientes alheios às residências e mesas de trabalho, mas as telas pequenas e as teclas minúsculas acabam minando a melhor utilização possível dos computadores ultraportáteis. Nesse caso a presença de uma docking station torna-se indispensável.
Indispensável porque os dispositivos podem facilitar bastante a conexão dos netbooks a monitores, teclados e mouses externos. O usuário ainda estaria utilizando o netbook, ou o notebook, mas apenas a capacidade de processamento do computador, não seus elementos que seriam periféricos, caso fosse um desktop.
A vida em três dimensões
Quando ocorreu a explosão dos cinemas 3D em 2009, muito começou a ser cogitado acerca da possibilidade de transformar os televisores e monitores de uso em televisores e monitores capazes de transmitir imagens em três dimensões da mesma forma que o cinema projetava para seus espectadores.
Monitores 3D
As respostas não demoraram para começar a surgir nos blogs e sites especializados em tecnologia. Logo foram revelados os requisitos mínimos para que pudessem ser projetadas imagens com profundidade simulando a realidade. Eram elas frequência necessária para gerar as imagens e os óculos juntamente utilizados.
Projeções  tridimensionais
Também não demorou para que fossem anunciadas as primeiras placas de vídeo a suportarem frequências de 120 Hz e que, portanto, permitiam a utilização de monitores mais modernos para a transmissão de imagens tridimensionais. Em 2010 isso já é possível, mas não está difundido devido ao preço. Seguindo a tendência tradicional do mercado, em 10 anos os monitores 3D já deverão estar nas mesas da maioria dos usuários.
Impressão 3D
Hoje já existem algumas impressoras que trabalham com resultados tridimensionais, elaborando moldes detalhados de uma série de produtos e objetos em geral. O problema é que essa impressão demanda cálculos que poucos computadores conseguem realizar em um prazo curto de tempo, logo é pouco aproveitada pelo público em geral.
Impressoras para modelos
Fonte da imagem: Hewlett Packard
Com os constantes avanços nas tecnologias de processamento, em breve deverá haver processadores com ainda mais núcleos do que há hoje no mercado, o que permitirá a modelagem de objetos com detalhes microscópicos e sua posterior impressão com fidelidade a esses detalhes.
Em exemplos práticos, em alguns anos será possível localizar imagens da Torre Eiffel, de Paris, elaborar cálculos dos detalhes dimensionais e imprimir uma maquete do ponto turístico francês em três dimensões reais.
Computação verde: a tecnologia a favor da natureza
Há cerca de 10 anos as previsões para o planeta Terra já não eram as melhores. Por exemplo, estimava-se que até 2030 não haveria água potável suficiente para as populações do mundo. Logicamente essa não era a única preocupação das pessoas em relação ao futuro do planeta, mas sempre foi a mais alarmante.
Energia limpaUma sociedade de consumo como a ocidental gasta muito mais recursos do que consegue produzir, o que gera um déficit incrível. Isso sem falar no quanto a produção de bens de consumo causa impactos ao meio-ambiente, com uso de energia e utilização de materiais nocivos à natureza na fabricação de vários produtos, como baterias e eletrônicos.
Essa direção da sociedade ao caos ecológico levou muitas empresas fabricantes de eletrônicos a buscarem novas alternativas para a diminuição dos impactos causados. Monitores com telas LED que gastam menos energia e são produzidos com materiais menos tóxicos, processadores cada vez mais econômicos e melhor direcionamento do lixo eletrônico são apenas algumas das ações que o mundo obrigou-se a seguir.
Não há outra saída além de frear o consumo sem medidas. Como a cada dia mais pessoas se conscientizam desse fato, calcula-se que até 2020 haja muito mais usuários adeptos às tecnologias verdes do que hoje. Pode ser um pouco maniqueísta afirmar isso, mas não estão de todo errados quem diz que o consumo de hoje levará ao fim de tudo no amanhã.
Memória e armazenamento
Quem se lembra dos disquetes de 1,44 MB não sente saudades. A transferência dos arquivos era lenta e pouco segura, pois qualquer arranhão no disco de leitura já tornava o disquete inutilizável. Passaram a ser utilizados CDs, DVDs, até que cerca de três anos atrás os pendrives já conseguiam ultrapassar os discos na capacidade de armazenamento.
Hoje podem ser encontrados dispositivos móveis para até 64 GB de armazenamento, capacidade que alguns HDs não possuíam há pouco tempo. Se, em tão pouco, os pendrives evoluíram tanto, imagine como serão esses dispositivos daqui a cinco ou dez anos - nesse caso sonhar alto não é delirar.
Pendrives cada vez maiores
Até 2020 devem estar disponíveis, pendrives e cartões de memória que ultrapassem a casa dos terabytes. Isso significa mil vezes a capacidade de um pendrive de 1 GB. Imagine guardar todos os filmes, músicas e arquivos em um só dispositivo móvel para que você possa acessá-los em qualquer computador.
Seria o fim da necessidade de carregar DVDs, mais de um pendrive ou enviar arquivos por email. A utilização de gadgets com tamanha capacidade de memória seria até mais viável do que a utilização de documentos sincronizados pela computação nas nuvens.
Transferência de dados
Ainda com relação a dados armazenados é necessário citar os avanços nas tecnologias de transferência de dados. Em 1996 começou a ser popularizado o uso de dispositivos USB, mas naquela época as trocas de dados entre computador e dispositivos eram limitadas às velocidades de 12 Mbps.
Em 2000 surgiu a USB 2.0 (mais utilizada até hoje), que permitia trocas de até 480 Mbps, o que facilitou a vida dos usuários de players multimídia e dispositivos de memória flash. No final de 2009 foi finalmente lançada a tecnologia USB 3.0, que permite transferências com velocidades próximas a 4,8 Gbps.
Transferência de dados
Já existem outras tecnologias para transferência de dados. A Sony por exemplo, possui a TransferJet, que faz conexões entre computador e dispositivos sem a necessidade de cabos ou plugs, basta aproximar os aparelhos. A Intel também possui sua carta na manga, trata-se do Light Peak, que utiliza fibra ótica para transferir informações a velocidades que podem chegar a 100 Gbps nos próximos anos.
Considerações finais
Foi mostrada neste artigo uma série de expectativas para o mundo dos computadores e que podem ser concretizadas nos próximos dez anos. Algumas já existem, mas ainda não possuem força para alcançarem fatias significativas do mercado, como os monitores 3D. Outras ainda demorarão para alcançar a população, como as impressoras tridimensionais.
O que todos os usuários devem saber é que, independente do quanto a informática evoluir tecnologicamente, o consumo deve ser consciente e os dispositivos que não forem mais utilizados não devem ser descartados em lixo comum, mas direcionados a instituições que reaproveitam todos os materiais e ainda evitam o acúmulo de lixo eletrônico nos lixões.
Como será o futuro?
Como você acha que serão as tecnologias para computadores em 2020? Será que eles ainda existirão como conhecemos hoje ou haverá uma revolução na estrutura computacional? Deixe seu comentário dizendo ao Universal Tecnologia o que imagina para o futuro!
Continue reading →

sábado, 8 de maio de 2010

Veja a mais rápida DDR3 do mercado.
È de Graça Uai !

Veja a mais rápida DDR3 do mercado.


A Corsair lançou a mais rápida DDR3 do mercado: a XMS3 Dominator GTX4.
O módulo GTX4 trabalha a incríveis 2.533MHz com latências 9-11-10-30 @ 1,65V e foi testada em múltiplas plataformas Intel com chipset P55 e AMD com socket AM3. A Corsair recomenda o uso com o Airflow 2 (CMXAF2 GTL), que tem suportes mais longos para não incomodar o belo “pente” vermelho que a GTX4 ostenta.
Corsair XMS3 Dominator GTX4
Cada módulo GTX4 tem 2GB e é vendido pela bagatela de $325 (nos EUA) na loja online da Corsair e tem garantia vitalícia. É bom também saber que cada belezinha dessa é certificada individualmente por um especialista da empresa dentre centenas de outros módulos, em seus laboratórios em Fremont - Califórnia.
Continue reading →
Seagate apresenta nova linha de HDs externos.
È de Graça Uai !

Seagate apresenta nova linha de HDs externos.


A linha de HDs GoFlex da Seagate traz, além da própria beleza, uma inovadora idéia de cabos com adaptadores para futuras conexões. Hoje em dia os HDs suportam USB 2.0 e 3.0, Firewire 400 e 800 e também o eSATA.

Um problema para os usuários de Mac está na saída de fábrica dos HDs já em NTFS, mas a Seagate também está vendendo HDs em formato de leitura para MAC OS X, eliminando qualquer problema de leitura/escrita de arquivos no OS da Apple.

Outra novidade desta venda específica para Mac é a possibilidade de usufruir dos mesmos extras que os usuários de PC têm, como a possibilidade de fazer backup simplesmente com o ato de trocar o cabo, eliminando o Time Machine que acompanha o Leopard (OS X 10.5) e Snow Leopard (OS X 10.6).

Já estão disponíveis para a compra as versões de 3.5 e 2.5 polegadas, com valores que vão de US$ 90,00 para 320 GB e até US$ 200,00 para ter 1 TB para portáteis e 2 TB para desktop. Ainda há uma edição Pro que conta com 7.200 rpm nos HDs e com suporte a criptografia dos arquivos, custam US$ 140,00 para 500GB e US$ 190,00 para 750GB.
Continue reading →
Sony cria nova tecnologia contra falsificação.
È de Graça Uai !

Sony cria nova tecnologia contra falsificação.


A Sony Disc and Digital Solution (SDADC), setor da Sony que trata, entre outras coisas, de tecnologias para evitar falsificação, anunciou o desenvolvimento de um equipamento capaz de identificar individualmente códigos em hologramas.

Oferecido como uma ferramento para lutar contra contravenção e falsificação de produtos, incluindo cartões de crédito, essa tecnologia pode trazer um holograma simples não apenas com 21 digitos encriptados, mas também com computação gráfica, imagens fotográficas e animação. Ou seja: é possível identificar a falsificação em diversos meios.
Desenvolvido baseada na tecnologia de leitura óptica da Sony e tecnologias de processamento de imagem, essa nova tecnologia pode oferecer segurança avançada contra falsificação. Amostra do programa será mostrado ainda esse mês, e inicialmente essa tecnologia de hologramas devem ser usadas nos produtos Sony como selos de autenticidade.
O que você acha da pirataria? Dê sua opinião...
Continue reading →
A era das mesas digitais está para começar. Conheça o estágio atual da tecnologia.
È de Graça Uai !

A era das mesas digitais está para começar. Conheça o estágio atual da tecnologia.


Que tal convidar sua namorada ou namorado para um jantar romântico em um restaurante temático, o “Soft Pop Buffet”, com luzes e som ambientes, criando o clima perfeito para uma noite divertidíssima e, quem sabe, preparando o terreno para um pedido de casamento?
Durante o encontro, o casal conversa sem dar muita atenção aos arredores, já que ambos estão hipnotizados pela presença um do outro. Trocam olhares, beijos, carícias nas mãos e...
“Com licença, aqui está seu pedido: Super-mega-master-shake de morango com anis, e Madonna com cebola para a moça; Troll-Cola e alcatra ao alho frito para o rapaz. Bom apetite!”
O garçom chega para mudar o rumo da festa e a vida dos pombinhos para sempre. Quando ele posiciona os pratos e copos naquilo que o casal pensava ser uma mesa, ela se acende e um videoclipe da Madonna começa a ser reproduzido ao lado do prato.
Em outra área da mesa, um documentário contando quem inventou o sorvete é mostrado, fazendo a moça babar em seu Super-mega-master-shake de morango com anis.
Em seguida, o funcionário do restaurante põe na mesa a alcatra ao alho frito para o rapaz, fazendo com que um círculo vermelho piscante apareça sob o prato, com a palavra “colesterol” escrita em letras garrafais.
Quando a Troll-Cola é entregue, a mesa mostra a origem da palavra “troll”, com ilustrações de seres humanoides de educação rudimentar e hábitos alimentares nada saudáveis — pelo menos para humanos.
Neste ponto, o romantismo já foi por água a baixo e o casal se dedica mais a descobrir sobre a mesa do que um ao outro, ou mesmo à refeição.
Apesar de parecer uma cena futurista, o acontecimento acima é perfeitamente possível em alguns lugares do mundo e é só um exemplo do que a tecnologia desse tipo de dispositivo é capaz.
Trata-se de um computador composto por uma tela multitouch, câmeras de infravermelho, reconhecimento de voz e outras tecnologias capazes de reconhecer até o modelo do celular que você coloca em cima, seu rosto, seu humor e até (pasme!) se você é do sexo masculino ou feminino.
Microsoft SurfaceVocê já deve pelo menos ter ouvido falar nesse tipo de aparelho, principalmente porque a gigante Microsoft possui um produto em plena atividade, o Microsoft Surface. Pode não ter sido ela a pioneira no desenvolvimento do equipamento, mais foi ela a primeira a lançar um produto com a tecnologia.
Aqui mesmo no Portal Baixaki, já publicamos alguns artigos que falam sobre o Surface, que aparentemente foi esquecido. Temos essa impressão porque pouco se fala no assunto, o que tem uma justificativa plenamente plausível: não é um produto destinado ao usuário final.
A situação do casal de namorados, além de outras, em hospitais, escolas e lojas, é mais provável do que algo similar acontecendo dentro da casa das pessoas. Pelo menos por enquanto, já que nos vídeos promocionais do Surface, a Microsoft mostra seu uso por usuários domésticos,  provavelmente não tem como saber se os dispositivos multitouch e o Microsoft Surface se popularizaram o suficiente para serem usados em residências.
Na realidade, até o momento, o produto ainda luta para ganhar o mercado corporativo e, quem sabe em um futuro não muito distante, entrar na sua casa. Porém, não sai barato ter uma criança como essa, pois a versão comercial do Surface custa 12 mil dólares nos Estados Unidos e, a título de curiosidade, não possui revendedores autorizados no Brasil.
Será um desafio imenso tornar viável a compra de um equipamento tão caro para uso em residências, mas torcemos para que ele se popularize e receba versões caseiras mais baratas. O vídeo abaixo é um comercial do Microsoft Surface, mostrando um pouco do que o brinquedão é capaz. Assista e babe.
As mesas digitais ganham o mundo (ou não)
O Microsoft Surface já deixou o estágio de protótipo há muito tempo e circula no mercado mundial, detendo o monopólio desse tipo de produto, já que simplesmente ninguém lançou dispositivo similar.
Hoje ele é usado, por exemplo, no Hard Rock Cafe de Las Vegas, nos Estados Unidos, em mesas espalhadas pelo estabelecimento, com milhares de informações sobre música, artistas e até mesmo os instrumentos e roupas usados pelos maiores astros da música.
Você vê no vídeo abaixo o relato dos proprietários do restaurante, bem como demonstrações de como e para que o Surface é usado.
Algo que talvez poucos saibam é que recentemente a Microsoft inaugurou sua primeira loja própria, com as melhores criações desenvolvidas pela empresa. Obviamente, não poderia faltar nessa loja o Surface, que é um produto de ponta, para consumidores seletos — leia-se empresas, basicamente.
O Surface não só é vendido na loja, como também é usado pelos vendedores e clientes para mostrar e conhecer melhor o que a empresa tem para oferecer. Tudo isso é feito no ambiente extremamente rico e interativo que só a tecnologia multitouch, aliada a diversas outras, é capaz de fornecer.
Microsoft Surface na loja Microsoft.
Entre os parceiros da Microsoft que utilizam o Surface estão ainda a Disney, a MSNBC, a rede Extra Entertainment news, as redes de hotéis Sheraton e Hotel 1000, além do já mencionado Hard Rock Cafe e o iBar, ambos em Las Vegas.
O Surface perdendo o trono
Mas o Surface que se cuide, porque em 2009 a Sony adquiriu os direitos de um projeto chamado atracTable, da empresa Atracsys. Isso significa que daqui a pouco tempo ouviremos falar de mais uma engenhoca com tela sensível ao toque e a gestos, trazendo concorrência para o Microsoft Surface e aquecendo o mercado de mesas digitais.
Outras empresas também possuem projetos na área, mas nenhuma até o momento foi capaz de lançar um produto que realmente chamasse a atenção do mercado. E se você está se perguntando quando essa maravilha vai acontecer, já pode parar, pois espera-se que a Sony lance o atracTable ainda neste ano, no mês de junho.
É esperar para ver se finalmente será possível falar no plural quando nos referirmos à quantidade de modelos de mesas digitais disponível.
A maior diferença entre o Surface e o atracTable deverá ser a capacidade do segundo de reconhecer mais do usuário do que o produto da Microsoft. A promessa é que o equipamento seja capaz de reconhecer gestos, idade aproximada, humor e até o sexo do utilizador.
Entretanto, não são só as gigantes multinacionas as capazes de criar ou recriar tecnologia de ponta. A equipe da revista MaximumPC construiu uma mesa digital com todas as funcionalidades do Surface, porém gastando algumas centenas de dólares, em oposição ao Surface, que custa mais de 12 mil.
Não satisfeita, a equipe da revista ainda publicou um artigo sobre como um usuário pode fazer uma mesa digital em sua própria casa. Ou seja, apesar de as mesas digitais disponíveis atualmente e no futuro serem extremamente caras — pelo menos as lançadas pelas grandes empresas —, em pouco tempo qualquer pessoa com algum conhecimento técnico será capaz de construir sua própria mesa digital, sem precisar gastar rios de dinheiro.
Linuxistas de plantão, esta é para vocês: Peter Hutterer é o nome do responsável pelo MPX, ou "Multi Pointer X Server", uma modificação do X Server do Linux, capaz de reconhecer toques. Ele não é tão preciso quanto o Surface e, segundo o próprio desenvolvedor, ainda possui muitos bugs a serem corrigidos.
Entretanto, os "inimigos" da Microsoft e do software proprietário podem descansar em paz, pois serão capazes também de desenvolver aplicativos ricos em interatividade para serem usados no MPX. Você apostaria nessa ideia? O Linux está longe de ameaçar a hegemonia do Windows. Será que o MPX representará uma ameaça, ou ficará à margem, assim como o sistema operacional?
O futuro dos filmes está chegando
Se você só conseguia enxergar tecnologia avançada em filmes de ficção científica e aventuras futuristas, está na hora de começar a mudar seus conceitos. As mesas digitais já estão presentes e, conforme estudos forem desenvolvidos, elas se tornarão cada vez mais populares e baratas.
Filmes como Minority Report são exemplos clássicos quando se fala em interfaces ricas em interatividade. Comandos por gestos, telas sensíveis ao toque e computadores que percebem se você está triste ou feliz estão mais próximos do que imaginamos.
Continue reading →
Governo lança Plano Nacional da Banda Larga
È de Graça Uai !

Governo lança Plano Nacional da Banda Larga

Governo lança Plano Nacional da Banda Larga e promete triplicar número de casas com acesso à internet no Brasil até 2014.

Na última quarta-feira (dia 5), o governo lançou o Plano Nacional da Banda Larga. Segundo a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, ele tem por finalidade aumentar o número de residências no Brasil com acesso à internet de 11,9 milhões para 40 milhões até 2014.
O preço inicial da Banda Larga Popular deve ficar em torno de 15 e 35 reais. Para que o valor seja menor, será necessária a não cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Independente do preço, será preciso adquirir um modem para usar o serviço – o qual será mais em conta por causa de desonerações nos impostos.
A velocidade inicial mínima pretendida é de 512 kbps, mas com restrições quanto ao número de downloads realizados. Além disso, até 2014 o governo espera aumentar esse valor para 784 kbps e, também, abranger 25 estados e o Distrito Federal. Por enquanto, Roraima ficará de fora do projeto por não possuir qualquer rede de fibra ótica.
Os preços
Uma das intenções do governo é levar a internet banda larga a regiões de pouco interesse para as empresas privadas de telefonia e incentivar o crescimento das pequenas e médias empresas do ramo. Dessa forma, elas podem aproveitar a rede de fibra ótica da estatal Telebrás – escolhida como gestora do projeto – para oferecer seus serviços.
Outra motivação também é disponibilizar o acesso para as classes C e D, como modo de fomentação da inclusão digital. Ainda em 2010, o PNBL pretende usar a rede de fibra ótica de 11.357 quilômetros da Eletronet – que não estava sendo utilizada – para abranger 100 cidades de 15 estados das regiões Nordeste e Sudeste (mais o Distrito Federal).
As grandes empresas que oferecem os serviços de banda larga atualmente no Brasil se sentiram ameaçadas pela iniciativa do governo – principalmente porque havia uma negociação em andamento para que uma delas cuidasse do PNBL, porém o preço sugerido ficara em torno dos 27 bilhões!
A abrangência inicial da rede de fibra ótica do projeto contempla 16 capitais, com ramificações em 100 cidades. Espera-se acrescentar até 2014 mais 10 capitais e alcançar os 30.803 quilômetros de redes de fibra ótica – para isso, envolvendo as redes da Petrobras e Eletrobras.
O mapa das redes de fibra óticaApesar da grande abrangência, não há motivo para o temor das grandes empresas. A ideia do governo é somente fornecer a estrutura, de forma que mais empresas (pequenas e médias) possam oferecer seus serviços. Como consequência, a qualidade deles tenderá a aumentar e, provavelmente, os preços ficarão menores – hoje para 512 kbps, os preços praticados variam entre 49 e 96 reais.
O escopo inicial do projeto abrange somente regiões onde não há qualquer oferta de serviços de internet banda larga. Contudo, a prioridade principal é oferecer suporte para universidades, centros de pesquisa, escolas e hospitais - enfim, localidades de interesse o público.
Comparados com os 27 sugeridos pela iniciativa privada, o custo de 12,8 bilhões do PNBL parece muito mais aceitável – afinal, é menos da metade. Entre 2010 e 2014, o Tesouro Nacional disponibilizará 3,22 bilhões para que o projeto monte sua rede de fibra ótica – depois disso, espera-se que ele se sustente com as próprias pernas.
Para ajudar a manter o preço abaixo dos R$ 40, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) disponibilizará R$ 6,5 bilhões para o financiamento da compra de equipamentos de telecomunicações e R$ 1 bilhão para micro, pequenas, médias empresas e lan-houses – por meio do cartão BNDES.
O plano ainda prevê várias desonerações tributárias: R$ 11,36 milhões para pequenas e médias prestadoras pelo Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), R$ 770 milhões nos PIS/COFINS de modems e R$ 3,75 milhões na redução de IPI para equipamentos de telecomunicações com tecnologia nacional.
As 100 primeiras cidades para as quais o PNBL oferecerá suporte ainda não foram divulgadas. Você tem algum palpite? Além disso, acredita que a qualidade dos serviços atualmente oferecidos melhorará e os preços cairão?
Continue reading →
Apple anuncia lançamento do iPad em 18 países
È de Graça Uai !

Apple anuncia lançamento do iPad em 18 países


A Apple confirmou nesta sexta-feira, 07/05, a chegada do iPad em 18 novos países. A empresa marcou para o dia 28 deste mês o lançamento do aparelho em novas localidades.
Entre as regiões da lista estão: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Inglaterra e Suíça. A pré-venda do tablet para os países deve iniciar na segunda-feira, 10/05, por meio de lojas online.
A Apple já anunciou também que em julho acontece a terceira etapa de lançamento para mais nove locais. Na nova leva estão países como Bélgica, Áustria, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, México, Nova Zelândia e Cingapura. Por enquanto, o Brasil permanece de fora dos planos da Apple
A companhia do CEO Steve Jobs tem obtido sucesso com as vendas do iPad. Apenas 28 dias após a chegada oficial do aparelho ao mercado norte-americano a Apple já havia registrado a venda de um milhão de unidades, 12 milhões de downloads de aplicativos e 1,5 milhão de e-books baixados na iBookstore.
Continue reading →
È de Graça Uai !

Vidro Molecular: novo componente utilizado pela nanotecnologia




Vamos começar com essa imagem famosa. Trata-se do monte Matterhorn, um dos símbolos da Suíça. Só que essa não é uma foto. É quase uma escultura que tem apenas 3 nanômetros! Um nanômetro é a bilionésima parte de 1 metro. Agora, vamos à segunda imagem que nos chamou a atenção. Esse mapa-múndi. Ele também é como se fosse uma escultura e tem apenas 15 nanômetros... Você pode estar se perguntando e daí? Essas duas imagens são exemplo de uma nova revolucionária técnica. Esses 3 cientistas conseguiram criar uma ferramenta microscópica, capaz de fazer essa esculturas minúsculas de um modo super rápido. O Matterhorn e o mapa foram esculpidos em vidro molecular. O mesmo processo deverá ser usado para fabricar, por exemplo, componentes eletrônicos e até novos medicamentos. 
Continue reading →
È de Graça Uai !

Um raio-x no 4G o futuro da internet





De acordo com a consultoria ABI Research, pelo menos 12 operadoras em todo o mundo devem lançar serviços de telefonia celular 4G ainda em 2010. A expectativa é de que, já no ano que vem, cerca de 34 milhões de pessoas utilizem a nova tecnologia. Estocolmo, na Suécia, já tem uma operação comercial 4G.

“Com o 4G o usuário vai ter acesso a uma série de aplicações com uma qualidade muito melhor, vai poder transmitir e receber informação, arquivos, o que for numa velocidade muito maior, num tempo muito menor e isso vai ser talvez o grande benefício da 4G”, explica o country manager da Qualcomm, Paulo Breviglieri. 

O 4G promete conexões rápidas o suficiente para concorrer com o cabo. Para você ter uma ideia, o 3G atual consegue chegar, no máximo a 7 mega de velocidade. No 4G, essa velocidade começa em 20 mega e pode chegar até 100 megabits. Um dos problemas que terá de ser resolvido é o chamado espectro – a frequencia que os sinais 4G usam. Na maior parte dos países, essa frequencia é de 2,5 Ghz. Só que aqui no Brasil, essa é a mesma frequencia usada por outros serviços de comunicação.  

“Eu acredito que a demanda vai ser gerada pelas próprias operadoras. Num momento em que elas tiverem fôlego para investir numa nova atualização da tecnologia da sua rede e passar de 3G para 4G, com certeza esse será o momento em que as freqüências serão licitadas e as implementações irão ocorrer”, diz Breviglieri.

No Brasil, os serviços de dados estão bombando. E só esse uso crescente já faz com que as operadoras necessitem de mais espectro para atender a todos os usuários. Neste sentido, a implantação do 4G será inevitável, e num curto espaço de tempo. 

“Na 4G as operadoras do seu lado vão ter que atualizar a tecnologia da rede, e isso vai investir um investimento. É possível que haja um investimento em novas faixas de frequência para poder prestar esse tipo de serviço. E do lado do usuário, ele vai contar com uma nova geração de aparelhos, que são os aparelhos 4G, e que vão permitir que ele possa acessar esses novos serviços ou os mesmos serviços existentes com uma qualidade muito melhor”, afirma o executivo.

Mas e o Wimax, outra tecnologia que promete oferecer exatamente o mesmo que a 4G – ou seja, comunicação de dados móvel em alta velocidade? Onde ela se posiciona em meio a toda essa história? Para executivos da área, as duas tecnologias serão complementares, cada uma atendendo um determinado tipo de serviço. Como já dissemos, opções para conexão de dados terão uma demanda imensa num futuro próximo
Continue reading →

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasileiros poderão assistir Copa em 3D nos cinemas
È de Graça Uai !

Brasileiros poderão assistir Copa em 3D nos cinemas


Há algum tempo, foi anunciado que 25 jogos da Copa do Mundo seriam transmitidos em 3D para quem possuísse equipamento compatível, além da emissora responsável ter de obter o aparato necessário para a transmissão até a sala de sua casa.
Porém, caso a tecnologia 3D esteja fora de alcance da sua sala, saiba que a Rede Cinemark irá transmitir os jogos do Brasil com profundidade.
Serão 25 salas disponíveis nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O primeiro jogo programado para as salas de cinema é entre Brasil e Coréia do Norte, que acontece no dia 15 de junho. Se a seleção chegar à final do evento, sete partidas serão exibidas em 3D nas salas de cinema.
O preço da entrada e os shoppings que exibirão os jogos ainda não foram divulgados.
Continue reading →

terça-feira, 4 de maio de 2010

È de Graça Uai !

Ative seu computador via reconhecimento facial!

Programinha que elimina a necessidade de inserir qualquer senha, mantendo a segurança






Antes de carregar o Windows, a maioria dos computadores está programada para exibir esta página, onde o usuário precisa digitar a sua senha para acessar o sistema. E que tal, ao invés de digitar a senha, você ativar o sistema operacional via reconhecimento de face? É o que este programinha, o KeyLemon, faz para você. Dessa forma, por mais que alguém descubra a sua senha, não conseguirá acessar os seus dados pessoais.
Ao instalar o programa, você será direcionado para esta tela. Aí, é só ajeitar a imagem da webcam para que a sua cabeça e corpo fiquem encaixados dentro do espaço delimitado. Tire uma foto para que o seu rosto fique guardado no HD e pronto! Ao reiniciar o computador, o sistema já vai apresentar para você a nova tela de login. Aqui ao lado, esta barrinha mostra o nível de proximidade com a imagem guardada no banco e só quando o vídeo mostrar algo bastante semelhante, o computador será destravado. Agora... se você não confia muito no sistema de reconhecimento facial, ainda é possível adicionar uma senha junto à foto. Assim, só quando as 2 formas de segurança coincidirem, o computador será liberado para uso.
Legal, né? E o melhor é que o programa é gratuito para as 30 primeiras análises. Dá pra brincar bastante. Para baixa-lo, acesse agora o endereço no início desta matéria
Continue reading →
È de Graça Uai !

Álbum de figurinhas da FIFA, agora, em versão digital.


Não importa a idade: a nova mania entre adultos e crianças é o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Mas se você prefere uma opção gratuita e tão divertida quanto, fique de olho nessa dica. A Fifa lançou uma versão virtual do álbum. Basta fazer um cadastro e brincar de completar o seu.
Depois de cadastrado, o usuário é levado para uma espécie de rede social do futebol, onde é possível criar o seu próprio avatar, preencher o perfil com informações pessoais, chamar os amigos e participar de promoções exclusivas. Mas o legal está na aba “Games”. Uma das opções gratuitas apresentadas aqui é o álbum virtual de figurinhas. É só ativar e começar a jogar na hora!
Logo de cara, você terá 6 pacotinhos com 5 figurinhas em cada. Rasgue um por um e cole os jogadores nos seus respectivos espaços. Caso tenha alguma figurinha repetida, deixe aqui nessa pilha, e solicite a troca com outros jogadores clicando neste botão. Também é possível criar uma equipe junto aos seus amigos para que o seu álbum seja completado ainda mais rápido. E os jogadores que conseguirem todas as figurinhas até o dia 16 de julho vão concorrer a uma edição especial do álbum encadernada em capa dura, com todos os cromos dos jogadores e dos estádios.
Por que não começar a montar o seu álbum agora? É de graça e o link está logo acima. Boa sorte e boa diversão
Continue reading →

domingo, 2 de maio de 2010

È de Graça Uai !

Buscador brasileiro ajuda a encontrar notícias

Deixe o Google um pouco de lado e encontre artigos sobre diversos assuntos de maneira simples e rápida




Link desta matéria:
Busk
Quando se pensa em busca na web, não tem jeito, todo mundo se lembra logo do Google. Mas existem outras opções que o complementam. Uma delas é brasileira, e atende pelo nome de Busk. Ele foi pensado para ser a maneira mais simples de acessar opiniões diferentes sobre um tema, organizando-as pela data de publicação. São milhares de blogs e sites indexados diariamente, gerando um gigantesco banco de dados.
No Busk, salvar e compartilhar notícias é muito mais fácil. Ao final de cada texto você encontra o botão “Adicionar aos Favoritos”. Clique nele para guardar a notícia, que ficará salva em seu perfil. Além disso, o Busk também dá grande importância à relevância social, ou seja: quanto mais amigos indicarem tal notícia, mais ela será importante. E, por conseqüência, ela aparecerá em destaque na sua busca. Além disso, é possível procurar por fonte, por autor ou utilizar vários filtros para refinar suas pesquisas. À medida em que você utiliza o sistema, um banco de dados é formado e um gráfico mostra todo o seu consumo de informação com base em tags de seu interesse. Isso também é útil na hora de apresentar os dados da sua pesquisa.
Continue reading →
Mercado de processadores cresce 39%
È de Graça Uai !

Mercado de processadores cresce 39%


As vendas de processadores para PCs cresceram 39% no primeiro trimestre deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 30/04, pela empresa de pesquisas de mercado IDC.
A Intel permanece como líder no segmento, com 81% dos processadores comercializados. Em segundo lugar está a AMD, com 18,8% de representatividade no setor e em terceiro a VIA Technologies, com apenas 0,2% do mercado.
A média dos preços dos chips teve aumento de 4,1% em reação ao último trimestre do ano passado. De acordo com a pesquisa, atualmente os consumidores estão mais interessados em processadores mais potentes.
A alta dos chips acompanhou a ascensão das vendas de computadores. Segundo estudo anterior feito pela IDC, os PCs tiveram alta de 24,2% nos primeiros três meses deste ano.
Continue reading →
Teclado virtual do Google em 35 idiomas
È de Graça Uai !

Teclado virtual do Google em 35 idiomas

O Google lançou nesta sexta-feira, 30, um teclado virtual para auxiliar pessoas que fazem buscas no portal e são alfabetizadas em idiomas como hebraico, catalão, basco e armênio, por exemplo.

A novidade, que também está disponível em outras 31 línguas. Hoje, o buscador da companhia não dá suporte direto a esses idiomas, dessa, o teclado virtual poderá substituir essa brecha.

Aqui no Brasil não há a necessidade, mas os usuários de um dos 35 países beneficiados, encontram o ícone de um pequeno teclado virtual ao lado do campo de buscas.

Os 35 idiomas que terão o teclado virtual são: albanês, árabe, armênio, basco, bielorrusso, bósnio, búlgaro, catalão, croata, tcheco, finlandês, galego, georgiano, grego, hebraico, híndi, húngaro, islandês, cazaque, quirguiz, macedônio, malaio, mongol, persa, polonês, russo, sérvio, eslovaco, esloveno, sueco, tártaro, tailandês, turco, ucraniano e uzbeque.
Continue reading →

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Security Essentials e o novo anti-vírus da Microsoft
È de Graça Uai !

Security Essentials e o novo anti-vírus da Microsoft

"Ele está aí: o antivírus gratuito da Microsoft já pode ser baixado por todos. Aproveite!"
Ele saiu do forno! Entrando de cabeça no segmento de antivírus, a Microsoft apresenta o Security Essentials, o substituto do OneCare e do Windows Defender. Provavelmente você acompanhou o burburinho que a Microsoft causou ao anunciar que lançaria um antivírus gratuito. Pois agora ele está aí, o mais novo concorrente entre os antivírus está disponível em sua versão beta.
Compatível com os Windows 7, XP e Vista, o Microsoft Security Essentials é um antivírus completo que protege o computador em tempo real de diversas ameaças: malwares, rootkits, spywares, trojans e outros com varreduras específicas simples ou completas e atualizações frequentes.
As atualizações podem ser feitas através do Windows Update ou independentemente, através do próprio Microsoft Security Essentials. Ou seja, ao mesmo tempo em que ele se integra ao Windows,  tem funcionamento independente.
O Microsoft Security Essentials também oferece várias configurações. Você pode agendar verificações, padronizar ações e alertas, configurar a proteção em tempo real, isentar arquivos e pastas específicas de varreduras e outras possibilidades.
IMPORTANTE - DOWNLOAD
Realizar o download do Microsoft Security Essentials é muito simples. Ao pressionar o botão "Clique para baixar", o seu navegador redireciona você para a página oficial de download da Microsoft. Nela, encontre o link para download através do botão azul, como indicado na figura:
Escolha corretamente a sua versão.
Na nova janela que aparecerá no centro da tela, tudo o que você precisa fazer é selecionar corretamente a versão do seu Windows para que o download comece em seguida. Clique para salvar o arquivo normalmente e pronto, ele começa a ser baixado.
Instalação
É necessário validar a cópia do Windows para iniciar a instalação do Microsoft Security Essentials. A instalação em si é rápida. Após concluí-la, o Microsoft Security Essentials é iniciado automaticamente e verifica atualizações disponíveis, o que pode demorar alguns minutos, dependendo da capacidade da sua conexão.
Primeiras impressões
O Microsoft Security Essentials tem interface que lembra o Windows Defender. Ela é simples e o acesso a tudo é facilitado. São quatro abas de navegação:
Página inicial - “cartão de visitas” do antivírus, mostra se a proteção está ativa e se as definições estão atualizadas. Há também o botão para uma varredura simples, completa ou customizada;
Atualizar - informações sobre as datas das definições. Caso o seu antivírus esteja “atrasado”, basta clicar em “Atualizar";
Histórico - aqui estão listadas todas as ameaças já encontradas no seu computador. Elas são divididas em todos os itens detectados, itens em quarentena e itens permitidos;
Configurações - diversas opções de configuração. É a aba mais extensa de todas, permitindo que sejam configuradas as varreduras programadas, as ações padrão para arquivos infectados, o nível de proteção residente e quais locais e arquivos serão constantemente monitorados pelo programa (a exemplo de arquivos CAB ou discos removíveis).
Configurações extensas!
Continue reading →

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Carta de Steve Jobs
È de Graça Uai !

Carta de Steve Jobs


A Apple tem uma relação de longa data com a Adobe. De fato, nosso primeiro contato foi quando os fundadores da Adobe ainda estavam na proverbial garagem. A Apple foi o primeiro grande cliente deles, ao adotar a linguagem Postscript da Adobe para nossa impressora laser. A Apple investiu na Adobe e deteve cerca de 20% da empresa por muitos anos. As duas empresas trabalharam juntas criando formas de exibição para desktops – e houve muitos momentos bons. Depois desses dias dourados, as empresas se separaram. A Apple mergulhou em sua experiência de quase morte, e a Adobe foi atraída pelo mercado corporativo com seus produtos Acrobat. Hoje, as duas companhias ainda trabalham juntas, atendendo nossos clientes de criação – os usuários de Mac correspondem a mais ou menos 50% dos compradores das Creative Suite da Adobe – mas, fora isso há poucos pontos de interesse comuns.
Eu quis colocar às claras algumas das nossas opiniões a respeito dos produtos Flash da Adobe, para que os clientes e os críticos possa entender melhor porque nós não permitimos o Flash nos iPhones, iPods e iPads. A Adobe afirmou que nossa decisão foi baseada apenas na visão de negócios – eles dizem que queremos proteger nossa App Store – mas, na realidade, ela é baseada em critérios de tecnoclogia. A Adobe alega que nós somos um sistema fechado, e que o Flash é aberto, mas de fato, é justamente o contrário. Deixe-me explicar.
Em primeiro lugar, há o “Aberto”.
Os produtos Flash da Adobe são 100% proprietários. Eles só estão disponíveis por meio da Adobe, e a Adobe sozinha é quem decide seus futuros aprimoramente, preços, etc. Ainda que eles estejam amplamente disseminados, isso não significa que sejam abertos, já que são controlados completamente pela Adobe e disponíveis apenas por seu intermédio. Sob praticamente todas as definições, o Flash é um sistema fechado.
A Apple tem muitos produtos proprietários também. Ainda que o sistema operacional para o iPhone, iPod e iPad seja proprietário, nós acreditamos firmemente que todos os padrões para a Web devem ser abertos. Em vez de usar o Flahs, a a Apple adotou HTML 5, CSS e JavaScript – todos padrões abertos. Todos os aparelhos móveis da Apple saem de fábrica com com a alta performance e o baixo consumo de energeia possibilitado por esses padrões abertos. HTML 5, o novo padrão da Web adotado pela Apple, Google e muitos outros,permite aos desenvolvedores criar gráficos avançados, tipologia, animações e transições sem depender de plug-ins para browsers de terceiros (como o Flash). O HTML 5 é completamente aberto e controlado por um comitê de padronização, do qual a Apple faz parte.
A Apple até chegou a criar padrões abertos para a Web. Por exemplo, a Apple começou com um pequeno projeto de código aberto e criou o WebKit, um mecanismo completo de rendererização, baseado em HTML 5, que é o coração do navegador Safari, usado em todos os nossos produtos. O WebKit foi amplamente adotado. O Google o usa para o browser do Android, a Palm também, a Nokia, e a RIM (Blackberry) anunciou que também vai adotá-lo. Quase todos os browsers para smartphones – à execeção dos Microsoft – usam o WebKit. Ao tornar a tecnolgoia do WebKit livre, a Apple criou um padrão para os navegadores móveis.
 Em segundo lugar, “A Web Integral”
 A Adobe disse repetidas vezes que os dispositivos móveis da Apple não conseguem acessar a Web em sua plenitude porque 75% do video na Web está em Flash. O que eles não dizem é que quase todo esse vídeo também está disponível num formato mais moderno, o H.264, e visível nos iPhones, iPods e iPads. O YouTube, que concentra cerca de 40% do vídeo online, brilha por meio de um aplicativo embarcado em todos os dispositivos móveis da Apple, com o iPad oferecendo provavelmente a melhor experiência de visualização do YouTube de todos os tempos. Agregue a isso os vídeos do Vimeo, Netflix, Facebook, ABC, CBS, CNN, MSNBC, Fox News, ESPN, NPR, Time, The New York Times, The Wall Street Journal, Sports Illustrated, People, National Geographic, and muitos, muitos outros. Os usuários do iPhone, iPod e iPad não estão perdendo muito vídeo.
Outra alegação da Adobe é que os dispositivos da Apple não rodam jogos em Flash. Isso é verdade. Felizmente, há mais de 50 mil jogos e título de entretenimento na App Store, e muitos deles são gratuitos. Há mais jogos e títulos de entretenimento disponíveis para iPhone, iPod e iPad que para qualquer outra plataforma no mundo.
 Em terceiro lugar, “confiabilidade, segurança e performance
 A Symantec recetemente chamou a atenção para o fato do Flash ter tido um dos piores registros de segurança em 2009. Nós também sabemos que o Flash é a causa número um para “paus” nos Macs. Nós temos trabalhado com a Adobe para corrigir esses problemas, mas eles persistem já há vários anos. Nós não queremos reduzir a confiabilidade e a segurança dos nossos iPhones e iPads ao adicionar o Flash.
Além disso, o Flash não tem boa performance em dispositivos móveis. Já faz alguns anos que nós pedimos repetidas vezes que a Adobe nos mostrasse um bom desempenho do Flash em qualquer dispositivo móvel. Nós nunca vimos um. A Adobe disse publicamente que o Flash seria embarcado num smartphone no começo de 2009, depois na segunda metade de 2009, então na primeira metade de 2010, e agora eles dizem na segunda metade de 2010. Nós achamos que algum dia ele vai ser embarcado, mas estamos felizes por não ter esperado. Quem sabe qual será o desempenho?
 Em quarto lugar, “ a duração da bateria”
 Para conseguir fazer a bateria durar mais ao exibir vídeo, os dispositivos móveis precisam usar o hardware para decodificar o vídeo; decodificar em software requer muita energia. Muitos dos chips usados nos dispositivos móveis modernos têm um decodificador chamado H.264 – um padrão que é usado em todos os Blu-ray players e que foi adotado pela Apple, pelo Google (YouTube), Vimeo, Netflix e muitas outras companhias.
Ainda que o Flash tenha adicionado recentemente o suporte para o H.264, o vídeo em praticamente todos os sites que usam Flash depende de um decoder mais antigo, que não foi implementado nos chips móveis, e que precisar rodar no software. A diferença é gritante: num iPhone, por exemplo, vídeos emH.264 tocam por até 10 horas, enquanto vídeos decodificados via software exaurem a bateria totalmente em menos de 5 horas.
Quando os Websites re-encodam seus vídeos usando o H.264, eles podem servir o conteúdo sem usar o Flash. Eles são exibidos perfeitamente em navegadores como o Safari e o Chrome, sem precisar de plug-ins, e ficam ótimos nos iPhones, iPods e iPads.
Em quinto lugar, “ o Toque”
O Flash foi desenhado para PCs usando mouses, não para telas sensíveis ao toque. Por exemplo, muitos Websites em Flash se apóiam em “roll overs”, que abrem janelas pop-up ou outros elementos quando você posiciona o cursor sobre um lugar específico. A revolucionária interface multi-toque da Apple não usa mouse, e não há espaço para um “roll over”. A maioria dos sites que usam Flash terão de ser reescritos para se adaptar a dispositivos sensíveis ao toque. Se os desenvolvedores precisarão reescrever os Websites, por que não usar uma tecnologia moderna, como o HTML 5, CSS e JavaScript?
Mesmo que os iPhones, iPods e iPads rodassem Flash, isso não ia resolver o fato de que os sites precisarão ser reescritos para suportar dispositivos sensíveis ao toque.
 Em sexto lugar, a “ mais importante razão”
 Além do fato do Flash ser fechado e proprietário, ter grandes atrasos técnicos e não suportar dispositivos sensíveis ao toque, há uma outra e ainda mais importante razão para não permitirmos o Flash nos iPhones, iPods e iPads. Nós discutimos os apectos negativos de usar o Flash para vídeo e conteúdo interativo para os Websites, mas a Adobe também quer que os desenvolvedores adotem o Flash para criar aplicativos que rodem em nossos dispositivos móveis.
Nós sabemos por experiência dolorosa que permitir que uma outra camada de software se interponha entre a plataforma e o desenvolvedor resulta em aplicativos pobres, que limitam o desenvolvimento da plataforma. Se os desenvolvedores se vêem dependentes de ferramentas e bibliotecas de terceiros, eles apenas conseguem usufruir do avanço da plataforma quando e se essa terceira empresa resolver adotar as novas características. Nós não podemos ficar à mercê de uma terceira empresa decidindo se e quando ela vai disponibilizar nossos avanços para os desenvolvedores.
O cenário fica pior ainda se a empresa terceira oferece uma ferramenta de desenvolvimento para várias plataformas. Essa empresa terceira pode não adotar os avanços de uma plataforma a não ser que eles estejam disponíveis para todas as plataformas. Ou seja, os desenvolvedores só terão acesso ao mínimo denominador comum dos recursos. Novamente, nós não podemos aceitar um cenário em que os desenvolvedores se vejam probidos de usar nossas inovações e melhorias porque elas não estão presentes nos nossos competidores.
O Flash é uma ferramenta de desenvolvimento para múltiplas plataformas. Não é objetivo da Adobe ajudar os desenvolvedores a criar os melhores aplicativos para iPhones, iPods e iPads. O objetivo deles é ajudar os desenvolvedores a criar aplitactivos para múltiplas plataformas. E a Adobe tem sido excruciamentemente lenta para adotar os avanços das plataformas Apple. Por exemplo, ainda que o Mac OS X já esteja no mercado há quase 10 anos, a Adobe apenas o adotou plenamente (Cocoa) duas semanas atrás com seu CS5. A Adobe foi a última das grandes desenvolvedoras a atender plenamente o Mac OS X.
Nossa motivação é simples – nós queremos oferecer a mais avançada e inovadora plataforma para nossos desenvolvedores, e nós queremos que eles se apóiem diretamente sobre essa plataforma e criem os melhores aplicativos que o mundo já viu. Nós queremos melhorar continuamente a plataforma de modo que os desenvolvedores possam criar ainda mais incriveis, poderosos e úteis aplicativos. Todos ganham – nós vendemos mais aparelhos porque temos os melhores aplicativos, os desenvolvedores alcançam uma audiência e um conjunto de clientes cada vez maior, e os usuários são continuamente atendidos pela melhor e mais ampla seleção de aplicativos de qualquer plataforma.
 Conclusões
 O Flash foi criado durante a era dos PCs –para PCs e mouses. O Flash é um sucesso empresarial para a Adobe, e nós conseguimos entender porque eles querem levá-lo além do mundo dos PCs. Mas, a era móvel tem a ver com dispositivos de baixo consumo de energia, interfaces táteis e padrões abertos para Web – todas áreas que o Flash não atende.
A avalanche de produtores de mídia que oferecem seus conteúdos para os dispositivos móveis da Apple mostra que o Flash não é mais necessário para assistir vídeos ou consumiro qualquer tipo de conteúdo da Web. E os 200.000 aplicativos da App Store provam que o Flash não é necessário para que milhares de desenvolvedores criem aplicativos graficamente ricos, incluindo games.
Novos padrões abertos criados na éra móvel, como o HTML 5, vão predominar nos dispostivos móveis (e nos PCs também). Talvez a Adobe devesse focar mais em criar grandes ferramentas HTML 5 para o futuro, e menos em criticar a Apple por deixar o passado para trás.
Steve Jobs
Abril de 2010
Continue reading →