Inovação e novidades tecnológicas já se tornaram assunto padrão nas conversas entre profissionais da área de tecnologia e usuários. A última no mercado de processadores é o novo chip que a Intel está anunciando, o Itanium 9300.
Com maior enfoque para servidores, a mais nova família de processadores do mercado traz novidades e melhorias para animar qualquer gerenciador de sistema e datacenter. Quer saber quais são as novidades prometidas? Então vamos lá!
Maior velocidade com menos energia
O Itanium 9300 possui um núcleo totalmente distinto dos processadores usados atualmente em servidores e máquinas mais potentes, com programação e arquitetura diferentes, chamado EBIC. Há também algumas semelhanças com o Core i7, como a conexão entre o processador e a memória.
O que mais chama atenção na nova família de processadores é a quantidade de memória RAM suportada. Os envolvidos prometem gerenciamento de até 1 TB de memória sem problemas. Dá pra rodar uma quantidade enorme de processos ao mesmo tempo sem que o computador reclame!
A segunda novidade fica por conta do consumo de energia do Itanium 9300, bem menor do que o de muitos processadores utilizados em máquinas atualmente. Isso só foi possível pois o novo componente da Intel trabalha com clocks baixos, cosumindo menos energia mas gerando os mesmo resultados dos demais processadores.
Confiabilidade e compatibilidade
Trocar um servidor não é nada barato e muito menos fácil. A quantidade de problemas e prejuízo que uma simples “mudança de máquina” pode causar é enorme. Para que todos possam aproveitar a nova tecnologia presente no Itanium 9300, a Intel se comprometeu em garantir a compatibilidade entre o novo processador e as gerações anteriores.
Por isso, a integração do novo componente com os sistemas já existentes é perfeitamente possível. Os gerenciadores de servidores respiram aliviados!
E quando sai?
O lançamento oficial do Itanium 9300 está previsto ainda para o primeiro semestre de 2010. Com uma expectativa de crescimento de 650% nos dados de tecnologia da informação para os próximos cinco anos as empresas precisam mesmo de processadores que suportem o gerenciamento de mais memória RAM.
Agora é com vocês usuários! Não deixem de comentar e enviar sua opinião a respeito do processador com capacidade de gerenciamento de memória quase 100 vezes maior do que os melhores processadores presentes atualmente no mercado.
0 comentários:
Postar um comentário