Menu

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O meu drive de CD/DVD não funciona. E agora, o que posso fazer?

Apesar de o drive de CD / DVD ser algo tão simples, não é tão difícil que ele apresente problemas após algum tempo de uso. Na verdade, às vezes ele já começa a ter incompatibilidades assim que você o coloca no computador.

Os problemas e as soluções podem variar mais do que você imagina. É muito difícil saber especificamente qual é o problema do seu drive e como resolvê-lo, justamente porque tudo isso é muito variável.

Nesse artigo nós vamos apresentar uma série de problemas e as possíveis soluções que você pode seguir, caso tenha algum problema com o seu drive de CD e DVD. E isso envolve tanto leituras quanto gravações dos discos.

Tento acessar a unidade no Meu Computador e nada acontece
Isso é bastante comum: você coloca um disco em seu drive e simplesmente não acontece nada. Por mais que o drive continue lendo e piscando o led, o computador não reage. Então, você vai até o Meu Computador, dá um duplo-clique na unidade e o PC começa a ler sem parar, mas sem abrir nada.
Teste o disco em outro drive.
Quando isso acontece, geralmente o problema é na leitura do disco, e não exatamente em seu drive. Ou seja, é possível que o disco esteja riscado, sujo, ou simplesmente seja incompatível com o seu drive de alguma maneira (sim, isso é possível). Tente testar o disco em algum outro drive e veja se funciona. Se funcionar, o problema é em seu drive.

O meu drive de CD simplesmente não abre mais
Além de o disco não ter dado nenhum sinal de vida, ele emperrou o seu drive? Você tenta apertar o botão para abrir o drive, mas nada acontece, simplesmente como se estivesse, de alguma forma, grudado. Poucos sabem, mas é possível abri-lo manualmente, utilizando para isso um clipe de papel.

Basta abrir o clipe e procurar por um pequeno buraco em seu drive de CD. Coloque o arame nesse buraco e empurre com força até que a gaveta do drive se abra. Normalmente ela só abre um pouco, mas basta puxar o resto da bandeja com a mão. Depois, tire o disco e empurre a bandeja novamente para o lugar. Se você tentar abrir depois do modo convencional e o drive não abrir (mesmo sem nenhum disco dentro), o problema pode ser interno.
Coloque o clipe no buraco.

O drive parece funcionar normalmente, mas nenhum disco é lido
Uma ótima hipótese no caso de nenhum disco estar sendo lido, mas o drive apresentar atividades normais (como abrir a gaveta normalmente), é a lente estar muito suja. Você pode fazer a limpeza com um disco próprio para isso (o que é recomendado). Geralmente esses discos já vêm com todas as instruções que você precisa seguir.

Caso você queira fazer a limpeza manual, remova a unidade de disco e use um cotonete seco. Passe ele com bastante suavidade e delicadeza na lente. Porém, tome cuidado para não encostar absolutamente mais nada na lente (como o seu dedo), pois pode estragá-la.
Limpe a lente com muito cuidado.

O drive não grava mais nenhum disco
Normalmente isso acontece por duas razões (ao mesmo tempo, ou não). A primeira delas acontece quando você instala algum programa para gravar discos e ele, de alguma maneira, altera o seu registro e os drivers do Windows, impossibilitando que o gravador funcione. Alguns programas, como o Nero, podem ocasionar isso. Uma solução é tentar desinstalar o programa, reiniciar o computador e tentar novamente.

A outra solução corresponde justamente aos drivers da sua unidade de disco estarem com algum problema de compatibilidade. Se isso só apareceu quando você instalou uma nova versão do sistema operacional, talvez seja necessário esperar até que saia alguma atualização. Mas você pode tentar remover e/ou atualizar o driver por conta própria.

O Windows XP e o Vista oferecem uma solução automática para esse problema. Você pode baixar o programa clicando aqui.

Atualizando e reinstalando o driver
Como dito anteriormente, o problema pode ocorrer no driver da unidade de disco. A atualização é extremamente simples. Primeiro, dê um clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Então, clique em Gerenciador de Dispositivos.
Abra o Gerenciador de Dispositivos.
Você verá que todos os dispositivos conectados em seu computador são listados ali. Clique no “+” ao lado de “Unidades de DVD/CD-ROM” para expandir a lista. Assim, o seu drive aparecerá. Basta agora clicar com o botão direito sobre ele e escolher Atualizar Driver ou Desinstalar. Ao escolher atualizar, ele procurará pelo driver mais recente e o instalará. Já caso você escolha Desinstalar, o Windows vai reinstalar seu drive assim que você reiniciar o sistema.
Atualize ou remova o driver.

A minha unidade de disco simplesmente nem liga
Se o seu drive não apresenta absolutamente nenhum tipo de reação, talvez haja algum problema nas conexões dele. Primeiramente, entre na BIOS do seu computador (pressionando Del antes de iniciar o sistema) e, em uma aba chamada Advanced, veja se o seu drive aparece na lista. Caso não, ele provavelmente está desligado.
Veja em sua BIOS se você encontra algo.
Verifique então todos os cabos que estão conectando o drive ao computador (Flat ou SATA e de força). Se possível, troque-os por outros e tente usar o drive novamente.

Além disso, procure no manual do fabricante se há alguma instrução no caso de o drive não funcionar. Verifique também se tudo nele está de acordo com o que diz no manual (como os jumpers).
Não consegui resultados. Devo trocar de drive?
Se tudo que foi descrito no artigo não resolveu o problema, então você pode tentar trocar o seu drive onde comprou (caso ainda esteja na garantia). Ou, leve em algum técnico que realize consertos. Fora todas essas possibilidades, somente resta comprar um novo.
Share This

Previous Post
Next Post
È de Graça Uai !

Written by

Related Posts

0 comentários: