Menu

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que é Quad Core?

A realidade é que após o surgimento dos processadores Dual Core, o avanço no desenvolvimento de tecnologias para CPUs (sigla para Central Processing Unit – em português: Unidade Central de Processamento) desandou. Os últimos processadores no mercado são os Quad Core e os quase desconhecidos Tri Core. Entretanto, quais as diferenças destes novos processadores e quais os benefícios?
Definição
Phenom X4
O Quad Core é um processador que segue a mesma linha de raciocínio dos Dual Core. O que antes era dividido em dois núcleos, ou dois “cérebros”, agora passou a ser divido em quatro. Ou seja, como já esclarecido no artigo a respeito dos Dual Core, os novos processadores possuem “vários processadores em um”.
Além da quantia de núcleos, a memória interna dos processadores também aumentou. Cada empresa (AMD e Intel) procedeu de uma maneira diferente neste quesito, mas de modo geral, ambas efetuam as mais recentes tarefas com bom desempenho. A AMD nomeou seus processadores de quatro núcleos como “Phenom X4”, e a Intel chamou os novos processadores de “Core2 Quad”.
E os Tri Core? A única empresa que lançou processadores de três núcleos foi a AMD. Na verdade, a criação dos processadores Tri Core (Phenom X3) deu-se devido ao acaso. Sabe-se que internamente os Tri Core são exatamente iguais os Quad Core, com a única diferença que possuem um dos núcleos desativados.
Phenom X3
Vantagens
Atualmente não há como exemplificar perfeitamente o nível de vantagem que tais processadores trazem, pois é raro encontrar um programa que tenha sido desenvolvido para trabalhar com processadores Quad Core.
Core2 Quad
No entanto, o jogo Devil May Cry 4 recomenda a utilização dos Quad Core, mas isso não significa que ele trabalhe com os quatro núcleos. Talvez o que a Capcom — empresa desenvolvedora do jogo — quer dizer com isso é que há um melhor desempenho.
Não deve haver delongas até que sejam liberados aplicativos específicos para os Quad Core, mas é de se esperar que logo após o lançamento de tais programas, as fabricantes de processadores já devem disponibilizar processadores com maior quantia de núcleos.
Share This

Previous Post
Next Post
È de Graça Uai !

Written by

Related Posts

0 comentários: