Menu

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Curiosidades

Grace Hopper e seu "bug"
Após uma pane complicada do computador, quando se descobriu que o problema tinha sido uma mariposa que entrara pela janela e fora morta pelo interruptor de um relé, Grace respondeu: "Nós estamos tirando "bugs" da máquina!" (bug, em inglês, significa inseto e passou a ser usado como sinônimo de -erro-, em computação). Esse primeiro bug registrado foi cuidadosamente removido do relé com uma pinça e está preservado no Museu Naval, em Virgínia, junto ao Livro Diário do Harvard Mark II. Foi inscrito no registro de entrada, às 15h45, em 9 de setembro de 1945.

No Brasil, as universidades criaram cursos de pós-graduação em eletrônica digital, que ofereciam uma alternativa aos que não conseguiam as disputadas bolsas do CNPq. Um dos mais concorridos era o de arquitetura de computadores da Escola Politécnica da USP (Poli), que contava com especialistas estrangeiros de empresas como HP e IBM. Um dos desafios impostos aos alunos, como trabalho de fim de curso, foi a construção de um protótipo de computador de 8 bits. Batizado de "Patinho Feio" numa gozação com a Unicamp, que batizou de"Cisne Branco" o computador que também çomeçou a desenvolver -, o computador da USP ficou pronto em julho de 1972

Patinho Feio

O Colossus foi criado para quebrar códigos alemães ultra-secretos em 1943. Este projeto britânico, que estava sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, como o COLOSSUS, que ao invés de relés eletromecânicos, cada máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas(por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver...). O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 5.000 caracteres por segundo.
Share This

Previous Post
Next Post
È de Graça Uai !

Written by

Related Posts

0 comentários: