Menu

segunda-feira, 12 de abril de 2010

História da Placa Mãe ou Motherboard


:: Motherboard ::

A motherboard é, possivelmente, a mais importante peça de todo computador. É nela em que diferentes peças do computador são conectadas. Felizmente, devido ao nosso progresso tecnológico foi possivel manter o tamanho físico da motherboard o mesmo por 20 anos mesmo com nossos avanços significativos introduzidos no computador.


:: História da Motherboard ::

A primeira motherboard apareceu em um computador da IBM em 1982. O design que a IBM criou ainda é o que vemos nas placas mãe de hoje em dia – um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. Esse design mais tarde foi usado pela Apple no seu computador apple II. O apple II foi um que inovou quando o assunto era adicionar novos periféricos no computador com maior facilidade, e com isso o mercado de peças de computador foi aberto e assim podemos ter toda essa variedade nos dias de hoje.


:: Conheça a motherboard? ::

O chipset

O chipset é um chip de computador que fica na motherboard e ajuda outros dispositivos a executarem uma função especifica ou executa uma função no lugar do dispositivo. Existem chipsets que ajudam o processador em “dirigir o trafico” para os processos. Um chipset I/O (Entrada/Saída) manda e recebe informações do teclado, mouse, serial e saídas paralelas. E um chipset USB manda e recebe informações de uma USB.






SLOTS AGP, PCI e ISA

A motherboard tem uma imensa variedade de slots e portas para todo tipo de dispositivos . Os slots mais comuns são, o AGP, PCI e ISA (geralmente citados como slots de expansão). Esses slots são usados para permitir upgrade ou adicionar novos hardwares em seu computador. O slot ISA e PCI é na maioria das vezes para som, vídeo (sem uma boa aceleração 3d), rede e etc. já a slot AGP é para uma boa aceleração 3d de vídeo.


AGP ( Accelerated Graphics Port) Slot


O slot AGP foi criado para otimizar a performance das placa de video. A entrada AGP só pode ser usada por placas de video de aceleração 3d. Também aceita placas de vídeo

mas nem se comparam a aceleração de uma placa AGP. Existem diferentes velocidade que uma placa AGP pode alcançar, tudo depende qual a velocidade que a entrada AGP tem, existem 3 velocidade, 2X, 4X e 8X. Quando for comprar uma motherboard veja se ela consegue acompanhar a velocidade da placa de vídeo que você tem.

PCI (Peripheral Component Interconnect) Slots

São geralmente para expansão. Esses slots são os mais usados e uma placa mãe sempre tem mais de 5 entradas PCI, algumas placas que são vendidas mais baratas geralmente aquelas combos com processador e motherboard
embutidas tem menos entradas PCI e as vezes nenhuma AGP, então antes de comprar uma boa placa mãe é sempre bom ver esse tipo de informação.

ISA (Industry Standard Architecture) Slots

Os slots ISA são os que vieram antes dos slots PCI, mesmo assim ainda existem placas mãe que são fabricadas com esses slots. Ela é bem mais lenta que a entrada PCI mas como muita gente ainda tem placas com esse slots ainda fabricam, mas não como antes.

AMR (Áudio and Modem Riser) e CNR (Communication and Network Riser) Slots

Esses são dois tipo de slots de expansão que foram introduzidos a alguns anos. A grande vantagem desses slots, como podemos ver na foto é o seu tamanho, que é muito pequeno se comparado com qualquer tipo de slot.
A performance deles são um pouco insatisfatória e com isso eles não tiveram grande vendagem e nem se tornaram populares. A única vantagem seria o preço que é um pouco abaixo de um modem normal. Hoje em dia é difícil que fabricantes de motherboards façam suas placas com esse tipo de slot.

A BIOS

O sistema básico de entrada e saída (BIOS – Basic Input/Output System) é uma parte muito importante do computador. Quando o computador é ligado, é o trabalho da BIOS de fazer todo hardware e software rodarem. A BIOS fornece as primeiras instruções para o computador ligar como:

- Efetuar a POST (Power-On Self Test) que testa se todo o hardware está funcionando.
- Ativa a placa de vídeo.
- Inicia um conjunto de instruções para que o sistema operacional (Windows, LINUX etc.) consiga se comunicar com os entradas e saídas como o mouse e o teclado.
- A BIOS também instrui o processador a executar comandos e configurações que você especificou na CMOS( Complementary Metal Oxide Semiconductor que poderá ser visto a seguir).

Quando o computador é ligado, ele mostrará vários textos descrevendo o hardware do computador, como a quantidade de RAM instalada, o tamanho do Hard Disk e etc. Esse é o BIOS trabalhando. Além de inicializar o vídeo ele procura por periféricos nas entradas PS/2 e USB para mouses e teclados. Se a BIOS encontra algum problema ele vai informar por uma seqüência de beeps ou então um código hexadecimal. E aquele beep inicial que escutamos é o beep para falar que está tudo okay.The CMOS.

CMOS

O CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) é uma ferramenta que configura a BIOS. Para acessar o CMOS(Conhecida também como SETUP) é necessário que se aperte alguma tecla, na maioria das vezes ou DEL ou F1 quando o computador esta sendo inicializado e o BIOS ainda está checando se está tudo okay com a máquina. Caso nenhuma das duas teclas funcione tente procurar no manual da motherboard a tecla correta.

Nas opções de CMOS existem várias opções que podem ser trocadas, desde a data e a hora, a seqüência de boot, opções de energia, configuração de drives, opção de memória, opção de segurança e muito mais. Essas opções são apenas trocadas se existe algum problema.

Se você sem querer muda as opções do CMOS e se enganou, existe uma opção para se voltar a configuração antiga ou a padrão dependendo da motherboard. Caso você coloque uma senha e não consegua mais lembrar é possível resetar a CMOS. A motherboard geralmente tem alguns jumpers que podem ser tirados para resetar o CMOS. Agora se sua motherboard não tem esses jumpers é possivel remover a bateria de CMOS por 15-20 minutos e assim mudar a senha, lembrando que resetara o CMOS e todas as configuração voltarão para padrão.


Share This

Previous Post
Next Post
È de Graça Uai !

Written by

Related Posts

0 comentários: