Baseado no conjunto de instruções que um processador passa para o software, existem 3 coisas que ele pode fazer:
- Executar cálculos e operações lógicas,algebricas e matemáticas
- Tomar decisões
- Executar novas instruções baseadas no veredicto da decisão
Essas três coisas fazem com que a memória se movam de uma localização para outra. O processador olha para a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory) para seguir instruções. Porém, quando o computador dá o boot, ele usa apenas a ROM (a BIOS). Computadores precisam da RAM e da ROM para funcionar corretamente. Como dados não podem ser escritos na ROM, a RAM é necessária para escrever informação. Mas no entanto, os dados na RAM são perdidos quando não se tem energia, então a ROM que guarda os dados quando o computador está desligado. Existem muitas linguagens de programação, as mais conhecidas são C e Visual Basic. Toda vez que um programador quer executar um programa que ele tenha criado, é necessário que ele compile o programa. A ação de compilar um programa é fazer com que o processador possa entender. – Assembly. Pegue esse simples programa em C como exemplo ( Não se preocupe em entender a programação):
0 a=1; 1 b=1; 2 while (a <= 5) 3 { 4 b = b * a; 5 a = a + 1; 6 } No programa existe duas variáveis, A e B, A tem um valor inicial de 1 e o b também. O programa faz com que enquanto A é menor ou igual a 5, B irá multiplicar A e A ficara A+1. Esses detalhes não são importantes. O que é importante é o que acontece depois, como o compilador muda o código. 0 CONB 1 // a=1; 1 SAVEB 128 2 CONB 1 // b=1; 3 SAVEB 129 4 LOADA 128 // if a > 5 the jump to 17 5 CONB 5 6 COM 7 JG 17 8 LOADA 129 // b=b*a; 9 LOADB 128 10 MUL 11 SAVEC 129 12 LOADA 128 // a=a+1; 13 CONB 1 14 ADD 15 SAVEC 128 16 JUMP 4 // loop back to if 17 STOP
Perceba como está agora, tudo consiste em instruções simples como LOAD, SAVE, JUMP etc. e como ele cresceu de tamanho para 17 linhas. Quando a conversão de assembly para binário, o nosso programa em C cresce 31 linhas. Todas as 31 linhas de nosso programa de 6 linhas agora podem ser enviadas para o processador. A velocidade que o processador pode entender o nosso programa e computador os resultados chama-se ciclo de clock, ou clock clycle e é medido pelos Megahertz ou Gigahertz. Em cada ciclo de clock, o processador é capaz de fazer uma ação. O mais complicado do programa é, quanto de ciclos de clock irá precisar. É por isso que um processador de 1.5 GHz é mais rápido que um de 1GHz, o de 1.5 é capaz de realizar mais ciclos de clock em menos tempo. O processador também tem uma função chamada bit size. O bit size diz para o processador quantos bytes (Ou bits) o processador pode ler da RAM ao mesmo tempo. Um processador de 32-bit é capaz de receber 4 bytes de cada vez. Um processador de 933MHz (933 milhões de ciclos de clock por segundo) 32-bit pode computar 29,856,000,000 bits por segundo ou 3,732,000,000 bytes por segundo.
Transistores nos processadores Tipo do processador | Transistores | Velocidade de Clock | MIPS | 8088 | 29,000 | 5 MHz | 0.33 | 80386 | 275,000 | 16 MHz | 5 | Pentium | 3,100,000 | 60 MHz | 100 | Pentium 4 | 42,000,000 | 1.5 GHz | 1,700 | Nota: MIPS é quantos milhões de operações por segundo o processador é capaz de fazer.
O número de transistores em um processador afeta diretamente na velocidade e eficiência do mesmo. Com mais transistores, é possível fazer uma tecnologia que se chama pipelining. Enquanto apenas uma instrução pode ser processada por ciclo de clock, a tecnologia pipelining autoriza que algumas instruções podem estar em vários estágios do processo. Por exemplo, pode levar 4 ciclos de clock para alguma coisa ser processada. Durante esses 4 ciclos pode se ter 3 outras instruções que estão sendo processadas em diferentes estágios. |
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